História da Prata e o surgimento da Joalheria

História da Prata

Acessórios em prata são conhecidos por todo o mundo. Mas, antes de se tornar acessório, a prata tem uma história ancestral. Foi um dos primeiros metais a serem manipulados e utilizados pelo ser humano, pois existiam na natureza como elemento puro. Através de muito estudo, pesquisadores chegaram a um consenso de que a prata é o terceiro metal descoberto pelo ser humano, sendo anterior ainda a descoberta do ouro e do cobre. Os objetos mais antigos de prata datados são de 5000 a.C procedente da Índia. Além de, haver citações sobre o metal em livros históricos de acontecidos na época das civilizações egípcias datada em 3000 a.C. 

O nome "prata" se deu devido ao seu brilho característico, e a palavra tanto em grego quanto em latim, significa "brilhante". É representada pela sigla "Ag" na tabela periódica, é em razão ao seu nome originário no latim argentum. Alquimistas atribuíram um círculo como simbolismo do ouro que representasse o sol, e a prata, deram um semicírculo, pois representava a lua. Foi aí que também surgiu o significado espiritual da prata e do ouro e suas ligações com o sol e a lua. 

Curiosamente, em dado momento da história, a prata chegou a custar mais que o ouro. Foi somente com a descoberta do Novo Mundo (nome atribuído na época ao continente Americano) com a abertura de grandes minas de prata que acabou ocasionando um rápido aumento na produção mundial da mesma, que o ouro passou a valer mais devido sua raridade. 

História da Joalheria 

A joalheria também é arte. É um trabalho artístico que envolve criatividade e habilidades manuais. Considerando a arte desde os seus primeiros indícios, foi um meio onde o primeiro artista pode ter tido a intenção de criar algo além de seus conhecimentos, reforçando suas ações instintivas. Alguns pesquisadores consideram que os primeiros artistas da humanidade criavam objetos - entre eles os acessórios corporais - como um meio de se comunicar com os deuses que acreditavam e pediam por proteção. Não se sabe ao certo quando a primeira pessoa que adornou sentiu essa necessidade. Apenas é possível saber que os primeiros adornos eram feitos com materiais retirados da natureza que tinham o objetivo de enfeitar e, também, serviam como amuletos ou talismãs. 

As técnicas de produção das joias progrediram muito com o passar dos séculos, tanto como os tipos de materiais utilizados. Por exemplo, acessórios de prata só surgiram, claramente, depois que a prata foi descoberta. Mas o adorno em si já existia desde os primórdios. 

Os acessório - de modo geral - foram se popularizando conforme o passar do tempo. No período Paleolítico, os adornos mais comuns eram os pingentes e representavam um "troféu" de caça além de carregarem alguns símbolos religiosos. Já no período Neolítico foram descobertos novos materiais, e foi o surgimento de braceletes e anéis. Na Idade dos Metais, evidentemente, foi o período da descoberta do ouro, do cobre, bronze e ferro. A prata, como dito anteriormente, não se sabe ao certo em que momento da história foi descoberta, mas acredita-se que tenha sido antes ainda da Idade dos Metais. Pois na Civilização Cita, já existiam objetos de ouro e de prata, e esses vinham cheios de detalhes. Nessa época era comum braceletes, fivelas e pendentes. 


Nas Civilizações Egípcia e Mesopotâmica também foram encontrados anéis, broches, colares e diademas. E já haviam técnicas de ourivesaria e a utilização de pedras naturais como a cornalina, lápis-lazuli e turquesa. Nas Civilizações Persa e Grega já era comum peças em prata e ouro com pedras preciosas cravejadas. Esse foi um período de bastante inovações nos acessórios. É claro que em todos os próximos períodos que desses citados, os acessórios foram sendo fabricados, a joalheria foi surgindo e novas descobertas nesse universo foram sendo feitas. Em um outro post podemos nos aprofundar sobre cada época e como foi a moda nesses períodos.

Resumidamente, a joalheria foi surgindo assim, com o passar dos séculos, com novas descobertas e muita criatividade. Os acessórios naquela época eram muito diferentes do que vemos hoje, mas, não deixam de ser incríveis e admiráveis, cheios de detalhes extraordinários. 

Sendo assim, podemos dizer que a joalheria surgiu na pré-história, já que desde de que temos registros históricos, o adorno já existia. Vale lembrar que quando falamos de joalheria não estamos falando somente de joias feitas de material nobre, mas sim, de acessórios num modo geral. 


Referências:

MEDEIROS, Amanda Dantas Oliveira de. Joias do teatro: sobre design, arquitetura e o cento histórico de Natal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

SKODA, Sonia Maria de Oliveira Gonçalves. Evolução da Arte da Joalheria e a Tendência da Joia Contemporânea Brasileira. 2012. 230 p. Dissertação (Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SOUZA, Gustavo Duarte de; RODRIGUES, Mônica Aparecida; SILVA, Priscila Pereira; GUERRA, Wendell. Prata: Breve histórico, propriedades e aplicaçõesInstituto de Química, Universidade Federal de Uberlândia, 16 out. 2012.

Postar um comentário

0 Comentários